Raiva e amor: como compreender estes sentimentos nas crianças

26 Nov 2018

Você está batendo um papo com um amigo e do outro lado da rua avista seu filho correndo a toda para atravessar a rua, quando um carro passa - por sorte - a poucos centímetros de dele. O seu sentimento na hora provavelmente irá se dividir. Muitos sentiriam uma raiva absoluta e questionariam a criança: Por que você não olhou dos dois lados como eu te ensinei? Outros pensariam: Foi Deus, que sorte que não aconteceu nada!

Raiva e amor. Sentimentos ambíguos, mas tão presentes na vida de todos nós. Foi com este exemplo que a gerente regional educacional da EI, Maria Rita Grandi Gullo, iniciou o 4° encontro da Escola da Inteligência da Terra do Saber nesta segunda-feira, dia 26 de novembro.

O evento refletiu sobre as emoções Raiva e Amor com a temática “A raiva ressignificada pela prática do amor”.

 

DICAS DA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

A raiva é um sentimento difícil para as crianças controlarem. Isso porque causa uma grande liberação de adrenalina que faz o coração acelerar e causa os chiliques. Para acabar com as reações inapropriadas, como socos ou chutes, é preciso reforçar algumas coisas:

smileyDeixe claro o motivo da braveza, por exemplo, “você está com raiva porque o João quebrou o seu carrinho. Eu também ficaria brava, se isso acontecesse com as minhas coisas”.

smileyExplique que bater ou chutar não é o jeito certo de lidar com o sentimento e pergunte como ele acha que as ações dele fazem os outros se sentirem.

smileyReforce que esse tipo de comportamento poderá causar algumas perdas, como ficar alguns dias sem assistir televisão.

smileyDepois que ele se acalmar, explique que o certo a se fazer é pedir desculpas pelo comportamento.

 

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA NA TERRA

 

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

A metodologia da Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.

 

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - CLIQUE AQUI

 

 


Notícias Relacionadas

  • Livro da Família EI

    Livro da Família EI

    Livro da Família - Escola da Inteligência 2020
  • Ginástica Rítmica

    Ginástica Rítmica

    A Ginástica Rítmica é uma atividade esportiva que combina movimentos de dança e ballet, acrescentando também acrobacias e o uso de instrumentos c...

 

Ver todas as notícias relacioandas
  • AULAS DE ESPANHOL

    AULAS DE ESPANHOL

    Mais de 400 milhões de pessoas falam espanhol e, por isso, o idioma é considerado a segunda língua mais falada em todo mundo. A língua espanhola ...
  • Catálogo Terra

    Catálogo Terra

    Conheça nossa filosofia, programas e projetos para 2020

OLÁ ALUNO(A).
ACESSE SUA CONTA!

OLÁ PROFESSOR(A).
ACESSE SUA CONTA!

ESQUECEU SUA SENHA?

Informe o seu RA e sua senha será enviada no e-mail cadastrado.

TOP