Com as mudanças no estilo de vida, principalmente as relacionadas ao comportamento alimentar, como pouco tempo para preparar e consumir as refeições, alto consumo de alimentos, entre outros, tem favorecido o excesso de peso e aparecimento precoce de doenças crônicas não transmissíveis entre as crianças.
Em outubro de 2019 a nutricionista da Escola, Jéssica Kehrig Fernandes, com apoio da equipe da escola realizou, o perfil nutricional das crianças atendidas na Escola Terra do Saber, através de avaliação antropométrica e avaliação do consumo alimentar (utilizando a ferramenta Marcadores do Consumo Alimentar do Ministério da Saúde), afim de elaborar as estratégias de educação nutricional para a promoção da saúde e mudanças no ambiente escolar para favorecer a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Durante questionário dos marcadores do consumo alimentar realizados pelos alunos, foi possível identificar que 34% destes realizam as refeições assistindo ou utilizando algum equipamento eletrônico. Esta “distração” no momento da refeição interfere diretamente nos mecanismos de saciedade e satisfação da criança e/ou adulto, prejudicando todo o processo digestivo, além de distanciar a criança da relação saudável com alimentação e momentos em família. Atualmente a Sociedade Brasileira de Pediatria propôs um Manual de Orientação (2017), onde o tempo de tela recomendado para crianças menores de 2 anos é ZERO, acima de 3 anos até 19 anos deve ser limitado a 2 HORAS por dia, para que não comprometa o desenvolvimento da criança e adolescente.
CLIQUE AQUI E VEJA A PESQUISA DA NUTRICIONISTA