Pare, respire e repense!

7 Jul 2020

O isolamento social também é momento de conexão familiar. É preciso mudar a perspectiva da perda do conteúdo de sala de aula para entender o que é possível ganhar com a convivência em casa.

O conteúdo escolar vamos ter ao longo da vida. O que estamos vivendo hoje é uma situação única, não vamos sair iguais desse processo, precisamos estar preparados para lutos e perdas. E a estabilidade emocional da família merece atenção redobrada de mães e pais na quarentena. É preciso calibrar as expectativas e não passar do ponto nas cobranças.

Para encontrar o equilíbrio quando o assunto são os estudos em casa, no período da quarentena, confira algumas dicas:

 

enlightenedPlaneje-se!

Combine com a criança a rotina para cada dia. Levar em consideração as preferências dos filhos é essencial. Pode colocar a rotina em quadro, papel, onde quiser. E planeje tudo!

 

enlightenedExplore os recursos!

      Não esqueça de contar com os recursos disponíveis online. Há muitas opções de qualidade!

 

enlightenedMude o rumo!

Você planejou uma brincadeira muito bacana com a criança, mas o pequeno estava desatento, ou não se interessou pela atividade proposta. Tudo bem, faz parte. Realinhe as expectativas e não se culpe.

 

enlightenedAlém do óbvio!

Fazer uma receita em família, ver um filme, discutir o enredo e por aí vai: ensino não se resume a exercícios no caderno. Utilize os próprios interesses da criança para desenvolver as atividades.

 

enlightenedNão se cobre!

Com o home office, é difícil ter tempo livre para gerir tudo. É preciso se reinventar, mas sem pressão. Não se cobre tanto!

 

enlightenedMantenha o diálogo!

Converse abertamente sobre o que está acontecendo, buscando uma linguagem adequada a cada idade!

 

Relaxe e não se preocupem tanto com o que as crianças estão perdendo de conteúdo formal nas escolas. O momento, que é histórico, é uma oportunidade para desenvolver competências emocionais e sociais das crianças, que elas poderão usar para a vida.

Fonte: Profe. Natieli Santana


Notícias Relacionadas

OLÁ ALUNO(A).
ACESSE SUA CONTA!

OLÁ PROFESSOR(A).
ACESSE SUA CONTA!

ESQUECEU SUA SENHA?

Informe o seu RA e sua senha será enviada no e-mail cadastrado.

TOP