Medo e surpresa: como diferenciar e lidar com as emoções dos nossos filhos

14 Set 2018

Olhe-se no espelho e simule a expressão de medo e depois a de surpresa. Você provavelmente irá perceber que as expressões serão muito parecidas entre si. Mas e o que sentimos quando estamos com medo ou quando nos surpreendemos, é o mesmo? Quais as principais diferenças e as consequências destas emoções na vida dos nossos filhos.

Esse assunto foi profundamente abordado pela gerente regional educacional da EI, Maria Rita Grandi Gullo, durante o 3° encontro da Escola da Inteligência da Terra do Saber nesta quarta-feira, dia 12 de setembro.

O evento aconteceu no Teatro Municipal para os pais dos alunos da escola Terra do Saber e comunidade.

Maria Rita alertou as principais diferenças entre medo e surpresa, os cuidados que os pais precisam ter e como lidar com estas emoções sem prejudicar o desenvolvimento das crianças.

DICAS

  • Não deixe o medo da criança tomar grandes proporções. Identifique-o e busque recursos para resolvê-lo;
  • Converse com os seus filhos contando-lhes os medos que você tinha na idade deles. Assim mostramos a eles que ter medo é normal;
  • A surpresa, diferente do medo, é algo momentâneo. Surpreender faz parte do nosso desenvolvimento, recicla e impulsa nossas relações;
  • Transforme o medo da criança em uma história lúdica, buscando superá-lo.

PRÓXIMO ENCONTRO

O próximo encontro da EI será no dia 24 de outubro. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados, pais ou não dos alunos da Terra do Saber.  

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA NA TERRA

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

A metodologia da Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - CLIQUE AQUI

 


Notícias Relacionadas

 

Ver todas as notícias relacioandas

OLÁ ALUNO(A).
ACESSE SUA CONTA!

OLÁ PROFESSOR(A).
ACESSE SUA CONTA!

ESQUECEU SUA SENHA?

Informe o seu RA e sua senha será enviada no e-mail cadastrado.

TOP