O projeto pedagógico Pitágoras está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o que o torna um instrumento de suporte para a prática educacional vivida dentro das escolas.
Trabalhamos com uma Metodologia própria que envolve as questões: “como se aprende”, “como se ensina”, “por que se ensina” e “o que se ensina”. Nossas ferramentas de ensino incentivam o aluno a querer aprender e a ser protagonista de sua aprendizagem.
Essas questões apresentam bases científicas e epistemológicas que asseguram o nosso compromisso com a formação integral dos estudantes das escolas parceiras.
Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, optamos por uma concepção de ensino e aprendizagem fundamentada nas orientações dos documentos legais, realçando características do sociointeracionismo.
Já no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio, optamos por uma linha pedagógica focada nas habilidades e competências necessárias para a educação permanente, planejada para que o estudante tenha a completa preparação para os exames seletivos, para o mundo do trabalho e para uma educação empreendedora.
Coleção Pitágoras
A Coleção Pitágoras é embasada na exclusiva e inovadora proposta pedagógica da Rede Pitágoras, o que possibilita um alinhamento entre os segmentos e os diferentes componentes curriculares.
Os conteúdos dos livros dialogam de forma simples e direta com o aluno, resgatando conceitos aprendidos e despertando ainda mais a sua curiosidade e vontade de aprender. O design e a diagramação dos livros são pensados para aprimorar e facilitar os processos de ensino e de aprendizagem.
A Coleção
Os livros favorecem a aprendizagem significativa, estimulando a reflexão e a criatividade dentro de uma visão empreendedora e ética.
Para garantir a qualidade da Coleção, a Rede Pitágoras reuniu autores com uma vasta experiência, além de uma equipe de profissionais extremamente qualificados.
Educação Infantil
A Coleção Pitágoras para a Educação Infantil apresenta os conteúdos necessários para que as crianças evoluam em direção às competências próprias a essa etapa de desenvolvimento, sempre considerando as suas vivências, os seus conhecimentos prévios e suas características peculiares.
Eixo da Coleção Infantil
Seguindo recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, as interações e as brincadeiras são os eixos norteadores da Coleção. Os jogos e as brincadeiras favorecem uma aprendizagem significativa e prazerosa, pois são fontes de vivências importantes para as crianças.
Ensino Fundamental I
A Coleção Pitágoras para o Ensino Fundamental Anos Iniciais proporciona a troca de ideias e envolve atividades lúdicas.
Os livros possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências para que a continuidade dos estudos aconteça de forma harmoniosa.
Nesse contexto, as atividades são organizadas em forma de uma sequência metodológica que envolve os alunos na apropriação dos conteúdos e na construção do conhecimento.
Desenvolvimento e Aprendizagem
O saber prévio do aluno é ponto de partida para a aprendizagem dos conteúdos. Nos livros, há ênfase na problematização, o que instiga o aluno a observar a realidade de modo crítico e possibilita o estabelecimento de relações entre a realidade e a temática estudada.
Ensino Fundamental II
Os conteúdos da Coleção Pitágoras para o Ensino Fundamental Anos Finais são organizados por área do conhecimento e apresentados cuidadosamente de acordo com a transposição didática, fazendo uma ponte entre o rigor científico e a adequação dos temas para a faixa etária do aluno.
Volumes separados
Do 6º ao 9º ano, os livros desenvolvem os conteúdos das disciplinas escolares em volumes separados: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Cartografia, História, Arte, Inglês, Espanhol e Produção de Textos.